Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 31

          “A LOUCURA DA CRUZ”.
     I Cor. 1.18. “A mensagem da é loucura...”.

Não existe Cristianismo sem Cruz. Talvez não exista símbolo mais importante para a Igreja do que a cruz. Ela foi banida dos templos protestantes para marcar a diferença entre católicos e protestantes. Contudo, ao banir o símbolo, baniram também o seu significado e a sua mensagem. Nós cristãos autênticos não veneramos a cruz, entendemos que a igreja pode viver sem a presença dela, porém sem a sua mensagem e seu significado jamais. 

 Para os judeus ortodoxos da palestina antiga, a mensagem salvadora da cruz era loucura por que ela não se ajustava as suas ideias pré-concebidas de salvação, eles esperavam um “Messias” libertador e não um carpinteiro desempregado de Nazaré que morreu vergonhosamente como um criminoso pendurado em uma cruz.
Para os judeus a mensagem salvadora e libertadora da cruz era loucura!

Para os gregos, a mensagem salvadora e libertadora da cruz lhes era loucura, por que para eles, toda mensagem de salvação, ou relação humano-divino tinha que passar pelo teste da racionalidade; após ter feito esta aferição, eles aprovavam ou reprovavam a proposta ou mensagem a eles oferecida, eram adeptos do raciocínio lógico, toda mensagem ou ideologia tinham que ser analisadas pela ótica da razão.
Para os gregos a mensagem salvadora e libertadora da cruz era loucura!

Todos nós herdamos um pouco destas duas correntes de filosofia, a grega e a judaica. Todos eles queriam um libertador, um salvador que atendesse os anseios de seus corações, todos eles queriam um “Messias” apresentável de quem podiam se orgulhar e não um carpinteiro de Nazaré, cuja mensagem salvadora se resumia em se arrepender de seus pecados, amar ao próximo e oferecer perdão a seus agressores.
Mt.6.14. “Por que se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celestial vos perdoará a vós”.

Para muitos ainda hoje a mensagem da cruz é loucura e de fato é, pois ela está na contra mão de toda filosofia humanista dos nossos dais. A mensagem da cruz nos ensina que é dando que se recebe, que se alguém nos convida a andar uma milha devemos ir com duas, nos mostra que é perdoando que se é perdoado, ela nos recomenda que se alguém nos ferir em um lado da face devemos lhes oferecer a outra. Sou cristão há tanto tempo e tenho presenciado em minha vida e na vida de muitos cristãos que viver a mensagem da cruz é um desafio diário. Porem eu entendo que não existe cristianismo sem esta mensagem, a ausência dela nos púlpitos, tem levado muitas igrejas para o abismo da religiosidade.     

Quero incentivar a você amigo de ministério a pregar a mensagem da cruz, a ratificar o que nos diz o velho hino da harpa cristã; “... sim eu amo a mensagem da cruz, ‘te morrer eu a vou proclamar”.

Participe da nossa enquete e responda;
O que é para você a mensagem da cruz?

Para mim a mensagem da cruz é o preço do meu perdão.

Abraços;
Pr. Ivan Cabral.