Esposo, Pai & Sacerdote.
I Sm. 2.12. "Eram, porém os filhos de Eli, filhos de belial e não se importavam com o Senhor".
Eli foi um homem escolhido por Deus para desenvolver uma dupla função: a de sacerdote, cuja principal finalidade era interceder a Deus pelos pecadores, e a de juiz, que tinha por objetivo julgar pequenas causas entre seus compatriotas.
Por ser um ministro de grande representatividade diante de Deus e dos homens, ele delegou à sua esposa, uma função que era dele - a de disciplinar os seus filhos sob a orientação e disciplina do Senhor e participar da formação do caráter dos mesmos; é bem provável que nos momentos de folga do serviço sacerdotal, Eli não priorizava passar bons momentos com sua família, como por exemplo, nadar no rio Jordão com seus filhos, ou quem sabe passear de barco com sua esposa contemplando um lindo por do sol.
O sacerdote Eli tinha tempo para tudo e todos, menos para a sua família, sem sombra de dúvidas, ele era um dos poucos servos de Deus que zelava pela integridade da Lei do Senhor Deus. Porém, como pai e esposo ele foi muito ausente na vida familiar. Ele se esqueceu de ser o pai e esposo, que sua família gostaria que ele fosse.
Importante!
Antes do ministério Sacerdotal vem o ministério de Esposo e Pai!
Para pensar e refletir!
Talvez sejamos ótimos sacerdotes (lideres) na igreja e péssimos pais e esposo no lar. Precisamos rever nossas prioridades como pai, e esposo; a Bíblia nos ensina que há tempo para tudo (Ecl. 3.1).
O apostolo Paulo orienta ao jovem pastor Timóteo a não cometer um erro recorrente que acontece em muitos ministérios pastorais, negligêciar a necessidade da família em detrimento da "Obra do Senhor".
I Tm.3.2,4,5. “...É necessário que o bispo governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito – pois se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?”.
Como pai, devemos fazer planejamentos, e levar nossos filhos ao shopping, à praia, ao Maracanã, mas, também como sacerdote levá-los a EBD, aos cultos de domingo à noite, aos evangelismos, acima de tudo levá-los todos os dias, através da oração e leitura bíblica a terem um encontro com Deus, como esposo, devemos estabelecer um relacionamento saudável de companheirismo e amabilidade, ocupando os espaços no relacionamento conjugal, para que a frieza e a solidão fiquem do lado de fora da vida conjugal.
É o que eu quero para a minha vida, é o que eu desejo para você.
Abraços,
No amor de Cristo!
Pr. Ivan Cabral.